Anseios Inconscientes
Data de publicação: 04/01/2024
Hoje vamos avançar mais um pouco no processo que se iniciou no meu primeiro post sobre Ações e Anseios, onde começamos a pensar sobre nossos reais anseios e suas incoerências com o que faz sentido para a gente.
No final do meu último post eu fiz uma pergunta, que também poderia ser colocada como: por que queremos uma coisa mas agimos/ansiamos por outra?
Penso que boa parte de toda esta incoerência acontece porque muitas vezes nos vemos fazendo o que é certo, e isso nos distrai dos nossos anseios e motivações.
Vejamos um dos versículos citados no último post:
“Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa.” - Mateus 6:5
Você acha que os hipócritas citados no versículo viam “orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas” como certo ou errado?
Mas é muito fácil, quando fazemos o que é certo, esquecermos de olhar para algo que é tão importante quanto: o anseio por trás do agir (“serem vistos pelos outros”).
Consciente somente da superfície das nossas ações, com frequência fazemos o que é certo de uma maneira que demonstra um anseio errado/incoerente.
E é aí que está a primeira das duas chaves para se libertar de um amargo arrependimento no final da vida:
Comece a observar a maneira como está fazendo o que você acha que é o certo e se pergunte:
- Existem outras maneiras de fazer isso?
- Por que estou fazendo desta maneira?
- O que eu sinto e penso enquanto faço?
Em muitos casos a descoberta dos seus anseios inconscientes estarão somente na autoconsciência, mas estas perguntas podem te ajudar a perceber incoerências entre o que você quer e seus anseios principalmente enquanto faz o “certo”.